Concelhos

Alunos do Colégio de Lamas voluntários no São Sebastião

pub

É um projeto que não tem fim. É um projeto de responsabilidade social. É um projeto que leva alegria a quem precisa. É um projeto solidário. Na última sexta-feira, e pela quarta vez neste ano, 130 alunos de diversas turmas do ensino secundário do Colégio de Lamas estiveram no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, para mais uma ação de voluntariado.

“Amigos dos Doentes” leva alegria a crianças e adultos internados no Hospital de São Sebastião, na Feira.

Levaram alegria e afetos para partilhar com os doentes. Conversaram e desenvolveram dinâmicas musicais e cénicas junto das crianças e adultos doentes, partilhando o que são, sentem e sabem.

Alunos e professores levaram um pouco de conforto, entusiasmo e otimismo às crianças e adultos doentes. “Cuidar dos doentes é um ato de altruísmo da maior relevância e acreditamos que recebemos muito mais do que aquilo que demos. Entrar em contacto com a fragilidade humana de pessoas hospitalizadas é uma experiência muito intensa e com aprendizagens existenciais do maior valor pedagógico. É uma iniciativa que o Colégio de Lamas quer continuar a proporcionar aos seus alunos tendo em vista a sua formação integral e que agradece sensibilizado ao Hospital de São Sebastião”, sublinha o Colégio de Lamas.

Cento e trinta alunos do ensino secundário do Colégio de Lamas estão envolvidos nesta iniciativa solidária

Antes da visita, e como vem sendo habitual, os alunos foram recebidos pelos voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de São Sebastião e participaram numa ação de formação orientada por responsáveis e técnicos do hospital, dada a especificidade deste contacto com os doentes. Os voluntários acompanharam permanentemente alunos e professores e foram incansáveis na criação de um ambiente sereno e salutar no encontro e relação com os doentes e suas famílias.

Os professores de Filosofia e Psicologia acompanharam 15 alunos à pediatria e os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) foram com outro grupo de 15 alunos à secção de Medicina Interna. Há vários anos que os grupos disciplinares de EMRC e Filosofia/Psicologia do Colégio de Lamas dinamizam uma iniciativa solidária singular. E pelo quinto ano consecutivo, no contexto do Projeto Colégio Amigo, e no âmbito da responsabilidade social que está no cerne do projeto educativo da escola, foi desenvolvida a dinâmica “Amigos dos Doentes”.

 


Palavras-chave: , , , , ,

Concelhos - Fevereiro 11, 2018

Relacionados

O futuro anda pelas salas do Colégio de Lamas com robôs, linguagem de programação, tablets e raízes

Dinis Rondon tem sete anos, quer ser “médico das pessoas”, está no 2.º ano do 1.º ciclo no Colégio de Lamas. Uma pergunta, o dedo esticado no ar. Gosta da piscina da escola e está bastante envolvido no projeto que anda à volta das sementes, das plantas, das raízes. “Andámos a ver se conseguíamos enganar […]

A questão dos telemóveis na sala de aula

Todos aqueles que, nos últimos anos, foram meus alunos ainda se devem lembrar de como sempre fui contra o uso de telemóveis em sala de aula. O meu inequívoco «não» fundamentava-se numa extensa lista de argumentos. Um deles relacionava-se com o facto de esses aparelhos fomentarem a distração e o alheamento em relação ao que […]

Semana Aberta no Colégio de Lamas coloca “jotinhas” a discutir a Europa, união e fragmentação

A Semana Aberta do Colégio de Lamas acontece de 30 de abril a 5 de maio com diversas iniciativas. Uma delas é um debate sobre a Europa. A 3 de maio, no auditório Dr. António J. Vieira, pelas 10h45, fala-se sobre “Europa, entre a união e fragmentação”. Margarida Balseiro Lopes, da Juventude Social Democrata (JSD), […]